sábado, 6 de agosto de 2011

Texto bíblico comentado (17)

Olá pessoal,

Um bom sábado para todos.



Hora de reflexão. Vejam o texto bíblico desta data. Contamos com suas preocupações diárias nessa ampliação de conhecimentos da Palavra de Deus.



Mateus 13, 24 - 43  -  Propôs-lhes outra parábola: " O Reino dos Céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e foi-se embora. Quando o trigo cresceu e começou a granar, apareceu também o joio. Os servos do proprietário foram procurá-lo e lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Como então está cheio de joio? Ao que este respondeu: Um inimigo é que fez isso. Os servos perguntaram-lhe: Queres, então, que vamos arrancá-lo?  Ele respondeu: Não, para não acontecer que, ao arrancar o joio, com ele arranques também o trigo. Deixai-os crescer juntos até a colheita. No tempo da colheita, direi aos ceifeiros: Arrancai primeiro o joio e atai-o em feixes para ser queimado; quanto ao trigo, recolhei-o no meu celeiro".

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: "O Reino dos Céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo. Embora seja a menor de todas as sementes, quando cresce é a maior das hortaliças e torna-se árvore, a tal ponto que as aves do céu se abrigam nos seus ramos".

Contou-lhes outra parábola, dizendo: "O Reino dos Céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e pôs em três medidas de farinha, até que tudo ficasse fermentado".

Jesus falou tudo isso às multidões por parábolas. E sem parábolas nada lhes falava, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Abrirei a boca em parábolas; proclamarei coisas ocultas desde a fundação do mundo.

Então, deixando as multidões, entrou em casa. E os discípulos chegaram-se a Ele, pedindo-lhes: "Explica-nos a parábola do joio no campo". Ele respondeu: "O que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são as pessoas do Reino. O joio são as pessoas do Maligno. O inimigo que o semeou é o Diabo. A colheita é o fim do mundo. Os ceifadores são os anjos. Da mesma forma que se junta o joio e se queima no fogo, assim será no fim do mundo: O Filho do Homem enviará seus anjos e eles apanharão do seu Reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha ardente. Ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o  sol no Reino de seu Pai. O que tem ouvidos, ouça!



Comentário: "Parábolas do Reino" -  Este texto  nos reserva parábolas belíssimas que nos conduzem a várias reflexões: o combate ao inimigo, o cultivo do que é bom em nós, viver a partir da esperança e sentirmos que somos discípulos em busca da santidade. Todos os que praticam o mal e aderem ao mal não gozarão, por vontade própria, do amor de Deus. Ele nos dá a liberdade de escolha. Podemos ser joio ou trigo. Basta optar. Há escolhas que não têm volta. Pensemos bem.



Que Deus nos abençoe e guarde.

Um forte abraço a todos.

Carinhosamente,


Severino Alves



Nenhum comentário:

Postar um comentário