segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Texto bíblico comentado (10)

Olá amigos,


Damos continuidade às reflexões bíblias diárias com comentário. Encaminhe os textos comentados a seus amigos. O ideal é que façamos isto diariamente.



Mateus 13, 1 - 23 - Naquele dia, saindo Jesus de casa, sentou-se à beira-mar. Em torno dele reuniu-se uma grande multidão. Por isso, entrou num barco e sentou-se, enquanto a multidão estava em pé na praia. E disse-lhes muitas coisas em parábolas. Ele dizia: "Eis que o semeador saiu para semear. E ao semear, uma parte da semente caiu à beira do caminho e as aves vieram e a comeram. Outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra. Logo brotou, porque a terra era pouco profunda. Mas, ao surgir o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou. Outra ainda caiu entre os espinhos. Os espinhos cresceram e a abafaram. Outra parte, finalmente, caiu em terra boa e produziu fruto, uma cem, outra sessenta e outra trinta. Quem tem ouvidos, ouça!". 

Aproximando-se os discípulos, perguntaram-lhe: "Por que lhes falas em parábolas?"  Jesus respondeu: "Porque a vós foi dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não. Pois àquele que tem, lhe será dado e lhe será dado em abundância, mas ao que não tem, mesmo o que tem lhe será tirado. É por isso que lhes falo em parábolas; porque vêem sem ver e ouvem sem ouvir nem entender. É neles que se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Certamente haveis de ouvir, e jamais entendereis. Certamente haveis de enxergar, e jamais vereis. Porque o coração deste povo se tornou insensível. E eles ouviram de má vontade, e fecharam os olhos, para não acontecer que vejam com os olhos e ouçam com os ouvidos, e entendam com o coração, e se convertam, e assim eu os cure. Mas felizes os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, e ouvir o que ouvis e não ouviram.

Ouvi, portanto, a parábola do semeador. Alguém ouve a Palavra do Reino e não a entende; vem o Maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração. Esse é o que foi semeado à beira do caminho. O que foi semeado em lugares pedregosos, é aquele que ouve a Palavra e a recebe imediatamente com alegria, mas não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando surge uma tribulação ou uma perseguição por causa da Palavra, logo sucumbe. O que foi semeado entre os espinhos é aquele que ouve a palavra, mas os cuidados do mundo e a sedução da riqueza sufocam a Palavra e ela se torna infrutífera. O que foi semeado em terra boa é aquele que ouve a Palavra e a entende. Esse dá fruto, produzindo à razão de cem, de sessenta e de trinta". Palavra da Salvação.



Comentário: "Semear" - O que semeamos?  Onde semeamos?  Bom semeador não é aquele que tem o alforje cheio de sementes, mas aquele que sabe onde depositá-las. Desta decisão depende toda a colheita. As sementes podem ser palavras, orações, conselhos, estímulo, ânimo e amor. Se olharmos o alforje que simbolicamente recebemos de Deus, o que veremos?  Sementes prontas e boas para bons terrenos ou sementes que se estragaram para bons terrenos?  Somos condutores da paz e da verdade e não da destruição e da ambição desmedida.


Que Deus nos abençoe.

Um forte abraço a todos.

Carinhosamente,

Severino Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário