segunda-feira, 27 de junho de 2011

Palestra: N. Senhora na Vida da Família


   MARIA                                     
      NOSSA FAMÍLIA
MISSÃO:
Vocação              
E A Nossa Vocação?    
Ter fé
Espiritualidade                         
E A nossa Vivência da  fé?
Viver a fé
Solidariedade                           
Como exercemos o amor?
Expandir a fé
Discipulado                               
Somos discípulos?
Profética
Família Sagrada                      
 Em que nos espelhamos?
Sacerdotal
Ma.–Rainha da Família       
 Devoção: amar
Real-Pastoral








ABERTURA

Falar em Maria e seu envolvimento com a família é algo muito especial. Cada ação que conhecemos da nossa querida Mãe é um ensinamento. São exemplos perfeitos sobre os quais devemos refletir mais para podermos conduzir melhor nossas famílias.
A nossa devoção a Ela se baseia no amor. E amar a Maria é fazer o que Ela deseja e evitar o que lhe desagrada. Quem ama se volta para a pessoa amada, alegra-se e está disposto a tudo por quem ama. E amar Maria faz com que cresçamos na humildade e na confiança em Deus.

1.O MISTÉRIO DA ANUNCIAÇÃO

Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”(Lc.1,38). Partindo do “SIM” confiante de Maria, relativamente à encarnação de Jesus Cristo, contemplamos o mistério da Anunciação, um dos mais importantes da nossa fé.
“Não temas Maria, pois encontrastes graças diante de Deus!” Juntamente com a anunciação, queremos lembrar, também, o mistério divino e humano, que é a nossa vocação. Eis o elemento essencial da vocação, não temer, seja para o sacerdócio, para a vida, para uma missão, para uma profissão, para o matrimônio, ou para a maternidade, porque o temor que sempre acompanha o ser humano precisa ser superado, e nisto seremos ajudados como aconteceu com Maria.

2.  FÉ E ESPIRITUALIDADE 

Seguindo os passos de Maria na visita a sua prima Isabel, percebemos o modo de sua espiritualidade rica e prática. É sentimento puro e verdadeiro. É algo que vem de Deus.
Com essa espiritualidade, a pessoa se torna sensível, positiva, otimista, encantadora, hospitaleira e ama incondicionalmente. Sai de si, vai ao encontro, provoca o encontro.
 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E com grande grito exclamou:
Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar. Bem aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu”.
Assim falou Isabel, respondendo a saudação de Maria. São palavras inspiradas pelo Espírito Santo (Lc 1,41) e focalizam a virtude principal de Maria: A FÉ, vivida numa profunda espiritualidade.
 A situação de mãe não beneficiaria em nada se não tivesse gerado Cristo no coração mais que no corpo. Não era fácil acreditar que Deus pudesse assumir a forma humana e morar entre nós(Jo.1,14). Maria acreditou neste projeto de Deus, que parecia impossível.
Nós, casais cristãos, também somos chamados para a mesma atitude de fé que leve a olhar, corajosamente, além das possibilidades e limites humanos. E que a exemplo de Maria, tenhamos sempre uma fé forte e solidificada.
Naquela visita, da parte de Maria, ocorre a exaltação do belo cântico conhecido como Magnificat. (Lc. 1,39-56). “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador; porque atentou na humildade de sua serva; pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão Bem - aventurada, porque me fez grandes coisas o Poderoso; E Santo é o Seu Nome. E a sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem. Com o seu braço agiu valorosamente. Dissipou os soberbos no pensamento dos seus corações. Depôs do trono os poderosos, e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu vazio os ricos. Auxiliou a Israel, seu servo, recordando-se de sua misericórdia, como falou a nossos pais, para com Abraão e sua posteridade, para sempre.”
 Com o Magnificat Maria mostra que tinha uma verdadeira e bela espiritualidade. A consciência social de Maria é impressionante. Ela sabia que “Deus ouve os gemidos dos humilhados e os temores dos angustiados”. Para ela, tais pessoas serão exaltadas em tempo oportuno, enquanto os poderosos serão derrubados do seu trono.
 Os que pisam e oprimem perderão seu domínio. Não se sustentarão. Maria é consciente das injustiças humanas, mas não instiga a violência, não encoraja o ser humano a fazer justiça com as próprias mãos. Ela entrega essa tarefa a Deus.
A mulher que iria educar o filho que se tornaria uma fonte de luz para os povos não podia ter uma espiritualidade dogmática, radical, rígida. Era uma religiosidade diferente da religiosidade de sua época, inclusive de espiritualidades de gerações futuras.
Na grande experiência de Maria vale a sensação de doação, da compreensão, da oração, até do martírio. Não tem espaço para o egoísmo, para ao individualismo, para o relativismo, para os interesses pessoais, que são chagas destruidoras da harmonia familiar nos tempos atuais.
 Maria nos mostra os alicerces de uma autêntica espiritualidade libertadora, dentro dos valores do evangelho. Numa vida conjugal que respeita, que é sensível, que é fiel, que perdoa, onde existe o diálogo, a oração, a meditação,  a reflexão sobre a palavra de Deus, a comunhão de vida totalmente tomada pelo amor  incondicional.

3.MARIA – MODELO DE AMOR E SOLIDARIEDADE

O comportamento de Maria na festa de casamento de Caná da Galiléia, quando ela se preocupou com a família dos noivos com a falta de vinho, e, ao procurar seu filho Jesus, provoca a ocorrência do primeiro milagre, a transformação de água em vinho, quando determina: ”Fazei tudo o que Ele vos mandar”, nos diz muito.
Bem como já vimos na visita a Isabel, porque ela estava grávida de seis meses e precisava de ajuda, vem nos mostrar que da fé e da esperança nasce o amor para com o próximo. Toda a existência humana tem seu valor pela qualidade deste amor.
Maria é nosso modelo na solidariedade que deve nos comprometer no engajamento em favor do próximo, seja envolvendo familiares, vizinhos, amigos e todos os que passam necessidades, pois a caridade não tem limites

4. MARIA – PRIMEIRA DISCÍPULA DE JESUS

Na vida de Maria em plena obediência ao plano de Deus, conforme ela mesma falou: “Faça-se  em mim conforme a tua palavra”, Maria apresenta-se como a primeira discípula, a primeira seguidora de Cristo.
O próprio Jesus confirma isto quando é informado da presença de sua mãe e outros parentes que estão a sua procura. Ele exclama: Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos, e Ele mesmo responde: Todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.(Mt.12, 46-50). Quem mais do que Maria fez a vontade do Pai?
Outra passagem contida em Lucas cap. 11, 27-28, apresenta uma mulher que diz em alta voz: “Feliz o ventre que te carregou, e os seios que te amamentaram”. Ao que Jesus responde: “Mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”. Quem mais do que Maria ouviu a Palavra de Deus e a pôs em prática?
Certamente não foi fácil para Maria ser Discípula de Jesus. Basta pensar que este caminho passa pela morte do Calvário. E Maria acompanhou seu Filho no caminho do Gólgota, e esteve como Mãe dolorosa, junto a Ele ao pé de sua cruz.
Estava certo Simeão quando afirmou a Maria no Templo quando da consagração de Jesus no Templo em Jerusalém: “Eis que este menino vai ser causa de queda e elevação de muitos em Israel. Ele será sinal de contradição. Quanto a você, Maria, uma espada há de atravessar-lhe a alma (Lc.2,34-35).

5. A SAGRADA FAMÍLIA E A NOSSA FAMÍLIA
A sagrada família é proposta pela Igreja como modelo de toda família cristã. Primeiramente, pela supremacia de Deus profundamente reconhecida na casa de Nazaré.
Deus está sempre em primeiro lugar, tudo lhe é subordinado! O sofrimento é abraçado com profundo espírito de fé. Vêem em cada circunstância a manifestação de um plano divino, embora muitas vezes envolto em mistério.
Quando a vida de uma família é inspirada em semelhantes princípios, tudo corre em perfeita ordem. A obediência a Deus e às suas leis leva os filhos a honrarem os pais, estes a amarem-se e compreenderem-se mutuamente e a quererem bem aos filhos, educando-os em um clima de amor e confiança.
 O Evangelho põe em relevo a inconfundível fisionomia espiritual da Sagrada Família. Maria e José ao apresentarem Jesus no Templo, mais do que cumprir uma formalidade segundo a lei judaica, renovaram a Deus a oferta de sua submissão.
Em nossos dias são muitos os fatores que condicionam a vida familiar, podendo eventualmente distorcer a educação e formação dos filhos. Vemos o materialismo que tenta afogar a fé, tornando ídolos o poder, o dinheiro e o prazer. Corrompendo as pessoas e destruindo progressivamente a fortaleza das famílias.
As famílias católicas são chamadas assim, a transmitir aos seus membros mais novos uma fé eclesial que os diferencie como cristãos católicos. Os casais têm, por isso, uma particular responsabilidade perante a Igreja.
 Responsabilidade cada vez mais difícil de levar a diante, num contexto social e cultural que promove a indiferença religiosa ou apresenta o ateísmo como atitudes “sensatas” e “esclarecidas”

6. MARIA – RAINHA DA FAMÍLIA

Deus quis entrar na história por meio de uma família. Maria só pode ser considerada Rainha por que deu à luz o Rei dos reis. E a Virgem Maria, sendo a Mãe da Igreja, seja também a Mãe da “Igreja doméstica”.
 Ser Igreja-Família significa viver no lar as três grandes características do todo batizado: ser profeta, sacerdote e pastor.
Ser profeta no lar significa cultivar a Palavra de Deus. A Igreja-família lê, medita, partilha e pratica a palavra. Não basta ter devoção à Palavra, deixando a bíblia aberta em um Salmo qualquer. É preciso ler.
Ser Profeta no Lar é educar os filhos na fé. Os esposos prometem isso no dia do seu casamento. Não basta mandar os filhos para a catequese. É preciso, desde pequenos, ensinar-lhes as primeiras orações, levar o filho à Igreja, rezar em casa.
Ser Sacerdote no lar é torná-lo um lugar de orações.  Há momentos mais fortes de oração em família. A noite de Natal é um deles. Não basta trocar presentes. É preciso sentir Deus presente. Se a família é cristã, como o Natal pode ser pagão? Em algumas famílias a ceia de Natal em peru e árvore... Tem até Papai Noel. Nem sempre tem presépio e, pior, às vezes falta uma breve oração.
Em nossas casas se reza antes das refeições? E quando morre um familiar, o que se faz no velório? Famílias que são Igreja tiram um tempo para rezar algumas dezenas do Rosário.
Ser Pastor – Servidor no lar é tornar a Igreja Família num espaço da Pratica do Amor. Um espaço da prática do serviço entre seus membros.  Pai e mãe são pastores deste pequeno rebanho. A primeira e principal Pastoral de todo marido e mulher é em sua própria casa.    
Ser profeta – significa cultivar a palavra de Deus no Lar – Educar os filhos na fé;
Ser sacerdote –  torna o lar local de orações – diariamente e momentos fortes;
Ser pastor -  torna o lar local de amor e serviço – primeira pastoral

29 comentários:

  1. Bom dia,

    Tenho que da uma palestra sobre Nossa Senhora na vida da Familia,nunca dei palestra mais nossa Senhora esta querendo isso de mim,e lhe pesso aguda para esta missão,tenho que falar para 50 casais,o que eu sei é que Maria é muito importante em minha vida pois tenho muitos testemunhos vivo de minha vida, que são muitos.
    Um grande abraço,
    Rosa.
    Meu Imeil. rosavasconcelos!@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite Rosa gostaria de saber se vc pode me enviar o material para esta esta palestra, Nossa Senhora na Vida família

      Excluir
  2. Severino
    Que o Espirito Santo derrame sua graças sob você e sua família, obrigada pelas sábias palavras e pelo seu sim a evangelização.
    Ana Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,

    faço das palavras da Rosa as minha tenho que da uma palestra sobre Nossa Senhora na vida da Família,nunca dei palestra mais nossa Senhora esta querendo isso de mim,e lhe peço aguda para esta missão,tenho que falar para 50 casais,o que eu sei é que Maria é muito importante em minha vida pois tenho muitos testemunhos vivo de minha vida, que são muitos.
    Um grande abraço,
    Carla
    Meu email: suathekg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Severino vou dar essa palestra no ecc e não sei por onde começar.Por favor me ajude!Meu email é cidaflor2@hotmail.com Aguardo resposta.A paz de Jesus!

    ResponderExcluir
  5. Eu e meu esposo temos que dar essa palestra,no ECC em nossa paroquia,nos ajude.... Patricia.bia99@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Eu e meu esposo temos que dar essa palestra,no ECC em nossa paroquia,nos ajude...A palestra será no dia09/04/16.
    lourdesgoems16@gmailcom

    ResponderExcluir
  7. Eu e a minha esposa iremos dar essa palestra de nossa senhora na vida da familia dia 03/09/16. gostaria que vós me ajudasse.
    valentimjr9@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. tambem, nos vamos dar a mesma palestra no dia 27 gostariamos que nos ajudassem, obrigado,
    marcusamori@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. tambem, nos vamos dar a mesma palestra no dia 27 gostariamos que nos ajudassem, obrigado,
    marcusamori@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Boa noite. No início de setembro, meu esposo e eu daremos esta palestra no ECC. Como nunca palestramos, precisamos muito de ajuda. Obrigada. aline.vix@htmail.com

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada Severino!!! Deus o abençoe grandemente por compartilhar esse ensinamento. Que o Espírito Santo conduza seus passos hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde caro Severino. Estamos (minha esposa e eu), engajados no ECC e neste momento, somos um dos casais dirigentes. Porém, queremos estar preparados caso haja problema com os palestrantes, impedindo-os de comparecer, para assumirmos algumas palestras. Gostaria de sua ajuda, nos mostrando um "norte" sobre os temas a seguir.

    - Nossa Senhora na vida das famílias;
    - Sentido da Vida;
    - Corresponsabilidade.

    Se puder nos ajudar, agradeço em nome de Cristo. Meu e-mail é ronaldo.parolin@gmail.com

    Agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
  13. A paz de CRISTO esteja contigo Severino ! Fomos convidados a Palestrar no III ECC, da Paróquia do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - Ananindeua-PA.Por favor contamos com sua ajuda. Palestra, "NOSSA SENHORA NA VIDA DA FAMÍLIA". Certo de ser atendido, meu e-mail iamaralb03@gmail.com - Que DEUS, ti Abençoe sempre! Data 31/03 e 01 e 02/04/2017.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Severino. Tenho uma reunião e falaremos sobre Maria e a família. por gentileza, peço sua ajuda. Grata bel.herreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Eu e a minha esposa iremos dar essa palestra de "nossa senhora na vida da familia" dia 29/07/17 e gostaria que vc nos ajudasse nos enviando videos, slides e textos sobre esse tema para o e-mail fernandoleitesom@gmail.com logo q vc puder pois já é no próximo fim de semana. De já te agradeço.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Sr. Severino!
    Temos que ministrar essa Palestra em 30/09/17 e ficaríamos muito agradecidos se o senhor pudesse nos ajudar, enviando arquivo com textos,slides ou videos, no email docenel@uol.com.br aos cuidados de Nelson ou Fátima.Agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Severino. eu e meu esposo fomos convidados a dar uma palestra tema " Nossa Senhora na vida da família. " Estamos aflitos sem saber por onde começar. Peço se possível nos ajude. e-mail:celiamatos08@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Voce tem algum vídeo para complementar? Grata

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde! estou nessa mesma situação, fui convidada para falar no ECC sobre Nossa Senhora na vida da família gostaria de uma ajuda, acredito que esse texto está muito bom, mas se puder alguma outra ideia.
    Obrigada!
    fcjaqueline.23@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Severino, Também fomos convidados para fazer um palestra no ECC sobre Nossa Senhora na vida das famílias, percebi que as pessoas solicitaram sua ajuda, será que você poderia nos passar algumas dicas como vídeos, outros textos que podessemos acrescentar a palestra????

    Grato,

    Pedro e Sandra (pedroramalho1806@gmail.com)

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Sr. Severino....
    Meu nome é Luiz Augusto, sou também bancário aposentado, só que pelo Banco do Brasil.
    Como em muitos comentários acima, também estou prestes a cumprir uma missão, que considero um chamado de Nossa Senhora na minha vida. Tenho que proferir uma palestra sobre Nossa Senhora na vida da Família. Como muitos aí, também não tenho nenhuma experiência com isso, mas estou aceitando o desafio porque sei que é uma oportunidade de poder colaborar com a missão evangelizadora do nosso Senhor e com isso tentar ajudar e conscientizar o próximo.
    Fazendo algumas buscas na Internet, me deparei com esse seu texto acima.... gostaria de sua permissão de utilizá-lo como base do meu trabalho e se possível também, que me passasse algumas dicas que achar importantes nessa minha missão, considerando que é a primeira em minha vida que estarei falando em um ECC para 30 casais ou mais casais. Desde já, agradeço sua atenção...

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite Severino, somos o casal Jorge e Francisca participamos do ECC e formos convidados a fazer uma palestra pra 50 casais sobre nossa senhora na vida de família é a primeira vez que vamos palestrar precisamos muito da sua ajuda. O objetivo da palestra é: Apresentar Maria como mãe do Salvador r como mulher real, concreta. Entocar seus "Sins" aplicados as nossas vidas familiares. Maria Co-Rendentora e Mae nossa. Maria e a vida em familia. A familia de nazare e a nossa familia. Falar sobre familia exemplo de mulher presente e situada em seu tempo, cuja fé permitiu aceitar a vontade do pai, mesmo sem entende-la ou se fazer entendida. Vivencia de paz pela oração:Maria nas Bodas de cana, no cenaculo-petencostes, no calvário: Maria oportuna"guarda tudo no seu coraçao";ve alem das aparencias porque ora; confia em Deus numa entrega total; torna-se mae de Cristo e mae da igreja; Maria, exemplo de mulher hoje e sempre. Capaz de gerar a vida dos filhos, da família, da comunidade. Sao Jose não deve ser esquecido como exemplo de homem de fé, pois sem ser pai, assume e paternidade de forma consciente pelo amor, respeito, confiança e aceitação do "sim" da esposa. A palestra acontecera dia 22/09/2018. Dese de já te agradecemos. Que Deus e a virgem Maria continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  24. Severino boa noite eu e meu esposo temos que dar uma palestra pra o ecc e não sei nem como começar me ajude pelo amor de deus nos somos o casal Maria e IRANILDO

    ResponderExcluir
  25. Boa noite! Meu esposo e eu iremos dar uma palestra sobre Nossa Senhora na vida da família, gostaria de saber se você tem material audio visual para nos fornecer.
    Grata Eleuza

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde,

    Tenho que da uma palestra sobre Nossa Senhora na vida da Família,nunca dei palestra mais nossa Senhora esta querendo isso de mim,e lhe peço aguda para esta missão,tenho que falar para 50 casais,o que eu sei é que Maria é muito importante em minha vida pois tenho muitos testemunhos vivo de minha vida, que são muitos.
    Um grande abraço,
    Luis.
    Meu email é luismonte435@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Preciso de orientação sobre como fazer a palestra nossa senhora na vida familia. Como devo prosseguir estou até querendo desistir nunca dei palestra.meu e mail e nelirodriguesdecampos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Eu e minha esposa iremos palestrar no ECC de nossa paróquia a respeito da palestra: Nossa Senhora na Vida da Família e necessitamos muito da sua ajuda Severino. Esse é meu email: pedromagalhaes990@gmail.com

    ResponderExcluir